Iguaçú Falls: Onde um oceano cai por um abismo
 
 

Quatro vezes mais larga do que Niagara Falls nos Estados Unidos, e sem dúvida a mais espetacular da América do Sul, as cataratas do Iguaçú, no Paraná, é onde o poderoso Rio Iguaçú despenca em um profundo penhasco moldado na forma de uma ferradura no fluxo gigantesco que, durante o período Triássico, espalhou-se do Nordeste do Uruguai para a região. O trovão da água e do brilho do arco-íris que coroa fúria da torrente fica na mente como um raro e inesquecível testemunhalà grandiosidade da Terra.

As Cataratas do Iguaçu Falls foram vistas pela primeira vez pelo europeus em 1541, quando a expedição de Dom Alvar Nunez Cabeza de Vaca a encontrou.

Hoje, a região faz fronteira com três países: Brazil, Argentina and Paraguay, e pode-se chegar de avião ou através do trem Assunção-Paranaguá.

As Cataratas do Iguaçu, no Rio Iguaçu, são atualmente um sistema de 275 quedas d'água durante quase 5 Km na fronteira Brasil-Argentina. A maior é de 64 metros de altura e as outras têm de 30 a 40 metros de altura. Tanto o Brasil quanto a Argentina possuem parques nacionais em volta das cataratas, onde uma diversidade de espécies de animais e plantas podem ser encontradas.

A região é cheia de atrações turísticas: a próprias Cataratas do Iguaçu e os parques nacionais do Brasil e Argentina; Itaipú, a maior hidroelétrica do mundo; Safári do Macuco, com rafting próximo às Cataratas e trilhas ecológicas; Foz Tropicana Bird Park e muitas outras.